Alimentação consciente: saiba como aproveitar o dia livre

Para aqueles que começam a fazer dietas rigorosas, não é raro ouvir falar sobre um dia da semana em que é permitido comer tudo o que desejar. Aquele dia em que não existe nenhuma restrição durante as refeições, um dia livre. Geralmente, este dia é uma recompensa por seguir com sucesso uma alimentação consciente, mas restritiva. Na mesa, é permitida aquela pizza, frituras, massas, bolos e até mesmo refrigerantes e bebidas alcoólicas. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para conquistar o objetivo desejado.

Em alguns casos, essa “escapada”, pode aparecer como uma tentativa de evitar o efeito platô, quando o metabolismo se acostuma com a dieta e paralisa o emagrecimento. Essa técnica é utilizada no universo dos fisiculturistas que seguem um treino rigoroso e uma alimentação restritiva. Mas será esse o melhor caminho para manter uma dieta de sucesso?

Para ter um estilo de vida saudável e ainda conseguir alcançar os objetivos de uma dieta, o ideal é buscar o equilíbrio nas refeições. Ao invés de definir um dia livre, o ideal seria escolher uma refeição livre. Comer alimentos para a nutrição apropriada do corpo e para a satisfação da mente. Escolha um dia da semana para fazer essa refeição. Mas, mesmo neste momento, cuidado com os exageros devem ser tomados.

Alimentação consciente: cuidados com o dia livre

Apesar de ser um dia em que tudo é permitido na alimentação, ainda é possível aproveitar essa refeição e ainda se manter saudável. Para cuidar do corpo e ainda fazer um agrado para a mente, o importante é evitar as “comidas de mentira”.

“São aqueles que estão prontos para consumo. É só desembalar e comer. Biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, macarrão “instantâneo”, refrigerantes, entre outros, possuem ingredientes utilizados para baratear o preço do produto, que dão a sensação rápida de saciedade, de sabores marcantes e possuem prazo de validade maior do que um alimento in natura”, explica a nutricionista, Ivy Calfa.

Vale lembrar que consumir produtos saborosos também não precisa estar diretamente ligado à comer alimentos que não são saudáveis, cuja industrialização é excessiva. É possível consumir alimentos saudáveis, de formas variadas, e que te darão uma nova sensação de prazer e saciedade.

Peixes e frutos do mar

Os peixes, como a tilápia, e os frutos do mar, como os camarões, são exemplos reais de alimentos saudáveis que também são saborosos. O melhor é que seu consumo não precisa estar ligado a apenas um dia na semana. É possível consumir a tilápia Saint Peters em pratos assados ou cozidos durante a maioria dos dias. Mas, naquele fim de semana, preparar iscas fritas de tilápia como aperitiva especial também é válido. Isso também funciona para os camarões DellMare, que devem passar pelo cozimento tradicional e também podem ser empanados, trazendo uma nova forma de consumo.

Manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável vai permitir que uma vez ou outra seja possível consumir um produto que não seja tão nutritivo, e mesmo assim, não estrague as conquistas e os resultados que obteve nos dias de dieta. Então, aproveite as datas comemorativas e celebrações para comer o que quiser, sem peso na consciência, mesmo que tenha que compensar com alguns exercícios a mais.

Aproveite para conferir uma receita especial de Saint Peters Empanado para o seu dia livre: Saint Peters Empanado com pesto de rúcula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *