Seja no café da manhã ou na hora de preparar o jantar, escolher por alimentos saudáveis é o melhor aliado para manter a saúde do corpo de forma saborosa e nutritiva. Entre as diversas opções para incluir no prato, a tilápia é uma dessas alternativas que trarão a combinação de saúde e sabor. Mas, como podemos aproveitar o melhor dessa iguaria no dia a dia?

A tilápia é um alimento com baixo teor de gordura e alto valor proteico. Ela possui uma boa quantidade de ômega 3, importante para a saúde cerebral e cardiovascular, e ainda pode atuar reduzindo processos inflamatórios. Além de ser um alimento de fácil digestão.

Com todos esses benefícios, qual a melhor forma de consumir a tilápia? Para Daniela Bicalho, nutricionista e Mestra em Nutrição e Saúde Pública,as formas de consumo são diversas. “Pode ser consumida no churrasco do final de semana ou até grelhada no almoço do dia a dia. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe utilizando diversas formas de preparo. Assado, grelhado,
ensopado ou cozido”, explica.

A nutricionista Ellen D’arc, destaca que é possível abusar da criatividade durante a preparação da tilápia. “É um alimento super versátil, que permite diversas variações. Pode ser consumido na forma de patê, para os fãs de sushi o ceviche de tilápia é uma ótima pedida, além das preparações tradicionais grelhadas com legumes ou ao molho de sua preferência” aconselha.

Para café da manhã e chá da tarde

Preparar como um patê, é uma excelente opção de como consumir a tilápia no período da manhã e da tarde. Após ser assado, é só desfiar o peixe e mistura-lo no requeijão e depois rechear torradas, biscoitos e pães. Isso deixará o café da manhã e o chá da tarde mais saborosos.

Almoço e jantar


As possibilidades de preparo da tilápia são muitas para o almoço e para a janta. No verão, é possível consumir o peixe como ceviche e sashimi, ou mesmo preparar o alimento assado ou grelhado com legumes e até mesmo como salada, para refrescar o dia. No inverno, uma moqueca ou um ensopado pode ajudar a espantar o frio durante o jantar. Apesar da fritura ser uma das opções de consumo, o ideal é evitar essa forma de preparo. A tilápia é uma excelente opção de alimento saudável que permite variar as muitas formas de consumo dela. Que valoriza o sabor e o bem-estar em cada refeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *